Sistemas de agentes: A chave para destravar a IA empresarial

Sistemas de agentes de IA: O futuro da inteligência artificial nas empresas
Muitas organizações enfrentam dificuldades para levar projetos de Inteligência Artificial (IA) generativa da fase piloto para a produção em larga escala, principalmente devido a preocupações com privacidade, qualidade e custo. Como resultado, há uma crescente mudança em direção a "sistemas de agentes de IA", uma tendência que deve se acelerar este ano.
Um sistema de agentes de IA permite que as empresas construam e operacionalizem um agente de IA (uma aplicação inteligente projetada para automatizar e aumentar a produtividade humana) ou um conjunto de agentes de IA que podem realizar tarefas complexas combinando múltiplos componentes interativos. Um sistema de agentes de IA vai além do uso de um único modelo autônomo para integrar uma miríade de componentes, como modelos de linguagem grandes (LLMs), modelos clássicos de aprendizado de máquina (ML) e dados e ferramentas de negócios, para atingir objetivos muito específicos de forma mais eficiente.
A ascensão dos sistemas de agentes de IA para fornecer soluções personalizadas com o uso de IA empresarial
Diferentemente dos modelos de IA de propósito geral que visam responder a tudo (e às vezes erram o alvo), os sistemas de agentes de IA contam com múltiplos componentes subjacentes para oferecer um melhor desempenho aos usuários, permitindo-lhes simplificar ou automatizar totalmente tarefas e objetivos muito específicos. Os agentes de IA no sistema têm um papel distinto e são criados usando LLMs especializados e funções pré-configuradas. As empresas precisam de mais do que apenas inteligência geral. Elas necessitam de "inteligência de dados": um novo padrão de relevância, governança, precisão e confiança nas informações que utilizam.
Agentes de IA são sistemas ou programas projetados para realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana. Eles são capazes de perceber o ambiente, tomar decisões e agir de forma autônoma ou semiautônoma, com o objetivo de alcançar um ou mais objetivos. Os agentes de IA são frequentemente baseados em algoritmos de aprendizado de máquina, redes neurais, processamento de linguagem natural e outras tecnologias avançadas.
Benefícios e aplicações dos sistemas de agentes de IA na IA empresarial
A integração de agentes de IA no ambiente corporativo traz diversos benefícios. Um estudo da McKinsey aponta que a tecnologia pode gerar um aumento de produtividade de até 40% em setores como varejo e recursos humanos. Os agentes de IA podem analisar os dados da empresa com a qual estão integrados, dividir tarefas complexas em subtarefas gerenciáveis e tomar decisões independentes. Eles oferecem vantagens como economia de tempo, automatização de tarefas complexas, aumento da eficiência e melhoria da produtividade.
A Deloitte prevê que 25% das empresas que utilizam IA generativa lançarão projetos-piloto ou provas de conceito com agentes de IA ainda em 2025, aumentando o número de iniciativas para 50% até 2027. Isso demonstra que a implementação dessa tecnologia é uma estratégia já praticada por empresas que desejam aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e melhorar a experiência do cliente.
Os sistemas de agentes de IA estão migrando para sistemas multiagentes e agente para agente, representando uma grande oportunidade para as organizações obterem maior eficiência e colaboração. Esses sistemas são caracterizados pela comunicação e coordenação entre vários agentes de IA, conduzindo uma tomada de decisão contínua para operações autônomas aceleradas com alocação ideal de recursos.
Desafios e o futuro da IA empresarial com sistemas de agentes
Apesar do potencial transformador, a implementação de sistemas de agentes de IA enfrenta desafios. Um deles é a preocupação com a segurança, já que a IA autônoma tem a capacidade intrínseca de desviar-se e operar fora das regras éticas gerais. Esforços colaborativos em nível global buscam abordar questões como honestidade verificável, proteção de dados, transparência e a necessidade de governança ágil.
O futuro da IA empresarial reside na construção de sistemas integrados de agentes de IA especializados, em vez de simplesmente desenvolver modelos autônomos cada vez maiores. Essa mudança para uma abordagem mais interconectada permite que as organizações enfrentem desafios complexos com maior confiança e precisão. Com a plataforma de dados correta, as empresas podem projetar sistemas de agentes de IA adaptados às suas necessidades específicas, utilizando seus próprios dados para criar soluções de IA específicas de domínio que ofereçam resultados confiáveis e de alta qualidade. A indústria de IA está evoluindo em um ritmo sem precedentes, com os sistemas de agentes de IA redefinindo o que é possível.
Novas ferramentas sem código para criar agentes de IA estão transformando o cenário rapidamente, tornando a criação de agentes acessível a usuários corporativos. Plataformas como Botpress e Relevance AI oferecem interfaces intuitivas e ferramentas para projetar e implantar agentes de IA, mesmo para usuários não técnicos.
