Genesis GMR-001: A Nova Era de Hipercarros Coreanos em Le Mans

Por Mizael Xavier
Genesis GMR-001: A Nova Era de Hipercarros Coreanos em Le Mans

Genesis GMR-001: A Coreia do Sul Entra na Briga dos Hipercarros em Le Mans

A Genesis, marca de luxo da Hyundai, revelou o seu mais novo e ambicioso projeto: o hipercarro GMR-001. Este bólido não é apenas uma demonstração de força tecnológica, mas a personificação da entrada da Coreia do Sul na prestigiosa e competitiva arena das corridas de resistência, com os olhos postos nas 24 Horas de Le Mans. O anúncio oficial solidifica a Genesis Magma Racing, a recém-formada divisão de automobilismo da marca, como uma competidora a ser observada.

Design e Aerodinâmica Inspirados na Filosofia da Genesis

O Genesis GMR-001 é fruto de um projeto de paixão dentro da marca, embora seu desenvolvimento só tenha sido confirmado oficialmente em 2024. O design do hipercarro, embora radicalmente diferente dos modelos de produção da Genesis, carrega elementos distintivos da marca. Luc Donckerwolke, Diretor Criativo da Genesis, assegurou que a identidade visual fosse mantida, como a assinatura luminosa de duas linhas na dianteira e traseira do veículo. A carroceria foi esculpida com foco na eficiência aerodinâmica, apresentando uma linha parabólica ao longo do perfil lateral e uma placa plana na parte inferior para otimizar o fluxo de ar em direção ao difusor traseiro. Entradas de ar integradas ajudam a extrair o ar quente, melhorando o desempenho térmico do carro. A pintura, em um vibrante laranja que transita para um vermelho mais intenso na traseira, incorpora desenhos geométricos que integram a escrita coreana para "Magma", reforçando a herança da marca.

Performance e Especificações Técnicas do Genesis GMR-001

O GMR-001 competirá na categoria LMDh (Le Mans Daytona Hybrid), o que significa que será equipado com um sistema de propulsão híbrido. Embora muitos detalhes ainda sejam mantidos em segredo, sabe-se que as regras da LMDh especificam uma potência máxima de 670 cavalos (aproximadamente 500 kW), com o motor elétrico contribuindo com até 68 cv (50 kW). O peso mínimo do veículo é de 1030 kg e a tração será traseira. Há rumores de que o motor a combustão seja um V8 biturbo desenvolvido internamente pela Genesis. A escolha por um chassi ORECA e a especulação sobre um motor V8 de 3.2L, possivelmente derivado de dois blocos de quatro cilindros em linha do programa WRC da Hyundai, adicionam ainda mais expectativa sobre o desempenho do hipercarro.

A Equipe Genesis Magma Racing e a Jornada para Le Mans

A Genesis Magma Racing, sob a liderança de Cyril Abiteboul, ex-chefe da equipe Renault na Fórmula 1 e atual presidente da Hyundai Motorsports, está se preparando para estrear no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) em 2026 e no IMSA SportsCar Championship em 2027. A equipe contará com pilotos experientes como André Lotterer, tricampeão de Le Mans, e Luis "Pipo" Derani, vencedor das 24 Horas de Daytona. O lendário piloto belga Jacky Ickx atuará como mentor da equipe. A base de desenvolvimento do Genesis GMR-001 será no Circuito de Paul Ricard, na França. Antes da estreia oficial, a Genesis Magma Racing colaborará com a equipe IDEC Sport em um LMP2 na European Le Mans Series (ELMS) a partir de 2025, com os pilotos Jamie Chadwick e Mathys Jaubert, do Programa Trajectory da Genesis Magma Racing.

O Legado de Sasha Selipanov e a Visão da Genesis

Embora o designer Sasha Selipanov, conhecido por seu trabalho em carros icônicos como o Bugatti Chiron e o Koenigsegg Gemera, tenha liderado o design avançado da Genesis e sido responsável por conceitos como o Essentia e o Mint, ele deixou a empresa em 2019 para se juntar à Koenigsegg e, posteriormente, fundou sua própria consultoria de design, a Hardline27, e a marca de hipercarros Nilu27. Sua passagem pela Genesis, no entanto, certamente influenciou a direção de design da marca. A entrada da Genesis no automobilismo com o GMR-001 demonstra a ambição da marca em provar que luxo e performance podem coexistir, abrindo um novo capítulo em sua história e buscando solidificar seu prestígio no cenário automotivo global. A Genesis, embora relativamente jovem em comparação com gigantes como Toyota e Honda, tem demonstrado um crescimento rápido e uma visão clara para o futuro, e o GMR-001 é um passo ousado nessa direção.

Mizael Xavier

Mizael Xavier

Desenvolvedor e escritor técnico

Ver todos os posts

Compartilhar: