Caça F/A-18 Super Hornet da Marinha dos EUA Cai no Mar Mediterrâneo em Incidente Milionário

Novo Incidente com Caça da Marinha dos EUA no Mediterrâneo
Um caça F/A-18 Super Hornet da Marinha dos Estados Unidos caiu no Mar Mediterrâneo em julho de 2022. A aeronave, avaliada em aproximadamente 60 milhões de dólares, estava a bordo do porta-aviões USS Harry S. Truman quando o incidente ocorreu devido a condições meteorológicas inesperadas durante uma operação de reabastecimento no mar. Felizmente, ninguém estava a bordo do caça no momento da queda. Um marinheiro sofreu ferimentos leves durante o incidente. A Marinha dos EUA iniciou uma investigação para apurar as causas do acidente.
Detalhes do F/A-18 Super Hornet
O Boeing F/A-18E/F Super Hornet é um caça multifuncional supersônico, bimotor e com capacidade para operar em todas as condições meteorológicas. Ele é uma evolução maior e mais avançada do F/A-18 Hornet original. Projetado para operar a partir de porta-aviões, o Super Hornet é a espinha dorsal da aviação naval embarcada dos Estados Unidos, capaz de realizar uma vasta gama de missões, incluindo superioridade aérea, ataque ar-superfície de precisão, escolta de caças, apoio aéreo aproximado e reconhecimento. A aeronave entrou em serviço em 1999 e substituiu gradualmente caças como o F-14 Tomcat. O Super Hornet possui um canhão interno de 20mm e pode carregar uma variedade de mísseis e bombas em seus pontos externos. As versões E são monoposto (um piloto) e as versões F são biposto (piloto e oficial de sistemas de armas).
Operações da Marinha dos EUA no Mediterrâneo
A Marinha dos EUA mantém uma presença significativa no Mar Mediterrâneo, conduzindo operações de segurança marítima, exercícios com aliados da OTAN e projeção de poder. A Sexta Frota dos EUA, sediada em Nápoles, Itália, é responsável por estas operações, que visam promover os interesses nacionais americanos e a estabilidade na Europa e África. Porta-aviões como o USS Harry S. Truman são peças centrais dessas operações, capazes de lançar e recuperar aeronaves para diversas missões. A região do Mediterrâneo é de alta importância estratégica, e a presença naval americana busca garantir a liberdade de navegação e responder a crises. Recentemente, navios da Marinha dos EUA no Mediterrâneo Oriental interceptaram mísseis balísticos.
Recuperação e Consequências do Incidente com o F/A-18 Super Hornet
A Marinha dos EUA empreendeu uma operação para recuperar o caça F/A-18 Super Hornet do fundo do Mar Mediterrâneo. A aeronave foi localizada e içada de uma profundidade de aproximadamente 2.900 metros (cerca de 9.500 pés) em agosto de 2022, cerca de um mês após o incidente. A operação de recuperação foi complexa, utilizando um veículo operado remotamente (ROV) chamado CURV-21 para prender cabos de içamento ao caça. A recuperação da aeronave é crucial para investigar as causas do acidente e para evitar que tecnologias sensíveis caiam em mãos erradas. Incidentes como este destacam os riscos inerentes às operações em porta-aviões, mesmo em condições meteorológicas adversas. Investigações detalhadas geralmente levam a revisões de procedimentos para mitigar riscos futuros.
Outros Incidentes Envolvendo o USS Harry S. Truman e Caças F/A-18
O USS Harry S. Truman e seus caças F/A-18 estiveram envolvidos em outros incidentes recentes. Em abril de 2025, um F/A-18E Super Hornet e um trator de reboque caíram no Mar Vermelho enquanto o porta-aviões realizava uma manobra brusca, supostamente para evitar fogo Houthi. Um marinheiro sofreu ferimentos leves neste incidente. Pouco depois, em maio de 2025, outro F/A-18F Super Hornet foi perdido no Mar Vermelho após uma falha no sistema de parada durante uma tentativa de pouso noturno no USS Harry S. Truman; os dois pilotos ejetaram em segurança. Houve também um incidente de fogo amigo em dezembro de 2024, onde um Super Hornet foi abatido por um míssil do cruzador USS Gettysburg, que fazia parte do grupo de ataque do Truman. Além disso, o USS Harry S. Truman esteve envolvido em uma colisão com um navio mercante no Mar Mediterrâneo em fevereiro de 2025.
